quinta-feira, 3 de setembro de 2009

2000 Corinthians – Mundial de Clubes

Camisas históricas feitas pela Topper exclusivamente para a disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA.
Pela primeira vez em sua história, o escudo passou para o meio da camisa e dessa vez, a camisa reserva era toda preta. O que eu não entendi até hoje é essa faixa grande nas meias, seria alguma tarja cobrindo alguma coisa ????

Home

Away

     
Mais sobre o Mundial de 2000
Foi o primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela FIFA, a autoridade máxima do futebol, que pretendia substituir os antigos torneios intercontinentais, o que, na prática, acabou por ocorrer somente em 2005. Foi também o primeiro torneio com participação de equipes de todos os continentes e não apenas da Europa e da América do Sul como era feito até então. A segunda edição, que estava agendada para 2001 na Espanha, foi adiada para 2003, e em seguida cancelada devido a problemas de parceiros e patrocínios. Cada confederação teve direito a apontar um representante para essa competição. A Fifa ofereceu ainda uma vaga a ser indicada pela CBF e outra ao Real Madrid, campeão da Copa Toyota de 1998 para completar a lista de 8 clubes.
Maracanã, sede das partidas do grupo B e local da final e 3º lugar.
A maior polêmica quanto a essas indicações foi o fato da CONMEBOL indicar o Vasco da Gama, campeão da Libertadores em 1998, sendo que no meio de 1999 já haveria um novo campeão da Libertadores (que acabou sendo o Palmeiras). Outra polêmica foi a indicação do Corinthians feita pela CBF pelo título de Campeão Brasileiro de 1998 sob a justificativa de que o Campeonato Brasileiro de 1999 terminaria muito próximo ao Mundial, o que poderia prejudicar o clube indicado. Porém, como o Corinthians acabou se tornando Campeão Brasileiro em 1999, a polêmica em torno dessa indicação tornou-se nula.
A disputa se dividiu em duas chaves de quatro equipes: um grupo realizou suas partidas em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, sendo encabeçados pelo paulista Corinthians e pelo carioca Vasco da Gama, respectivamente. O vencedor de cada grupo disputou a final, e os segundos colocados disputaram o 3º lugar). No grupo A, o classificado para a final foi o Corinthians, que venceu o Al Nassr, da Arábia Saudita e o Raja Casablanca, do Marrocos, além de ter um empate em 2 a 2 com o time espanhol Real Madrid. No grupo B, o Vasco foi o melhor, após vencer todos os seus jogos deixando para trás o inglês Manchester United, o Necaxa do México, e o australiano South Melbourne.
A final foi disputada no dia 14 de janeiro de 2000, no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, onde 73 mil pessoas viram o Corinthians bater o Vasco por 4 a 3 em uma disputa por pênaltis após um empate em 0 a 0.
* O atacante Edílson, do Corinthians, foi o ganhador da "Bola de Ouro Adidas", como o melhor jogador da competição.
* Edmundo, que obteve 189 votos contra 221 de Edilson, ficou com a "Bola de Prata Adidas".
* Romário, foi o ganhador da "Bola de Bronze Adidas".
* Romário e o atacante francês Nicolas Anelka, do Real Madrid, dividiram a "Chuteira de Ouro Adidas", por terem sido os artilheiros da competição com três gols cada.
* Edmundo e Edilson dividiram a "Chuteira de Bronze Adidas" por terem terminado em segundo lugar na artilharia com dois gols e duas assistências. Como Romário e Anelka dividiram a "Chuteira de Ouro", não houve entrega da "Chuteira de Prata", que seria entregue ao vice-artilheiro.
* O Al Nassr levou o prêmio "Fifa Fair Play", como o time mais disciplinado do Mundial.
O elenco campeão:
1 Dida
2 Índio
3 Adilson
4 João Carlos
5 Vampeta
6 Kléber
7 Marcelinho
8 Freddy Rincón
9 Luizão
10 Edílson
11 Ricardinho
12 Maurício
13 Daniel
14 Márcio Costa
15 Yamada
16 Fábio Luciano
17 Fernando Baiano
18 Dinei
19 Augusto
20 Edu
21 Marcos Senna
22 Luis Mário
23 Gilmar

Um comentário:

  1. Rapaz, se bem me lembro, na época foi divulgado que esse Mundial deveria ter sido realizado em meados de 1999. Por isso é que a Conmebol indicou o Vasco e não o Palmeiras. Aliás, depois da data do Mundial ser confirmada para janeiro de 2000, a indicação do Corinthians como representante do país-sede foi feita na véspera da final da Libertadores entre Palmeiras e Deportivo Cáli. Lembro que li no Lance! naquele dia uma declaração feita por um jogador do Corinthians que dizia: "Se o Palmeiras não tomar cuidado, vamos ser campeões mundiais antes deles."

    O que você disse sobre o Mundial que deveria ter sido realizado em 2001 na Espanha é acertada mesmo. Lembro que a FIFA chegou até a divulgar a tabela, com Boca Juniors, Palmeiras, Wolongong Wolves (da Austrália, se não me engano), Olimpia (não o do Paraguai), Zamalek e outros que não me lembro agora.

    Abraço. Gostei do blog.

    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir